BIOGRAFIA

A pianista Ingrid Barancoski tem ocupado posição de destaque no cenário da música contemporânea no Brasil. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, com especial interesse para a música do nosso tempo. Já foi responsável pela estreia mundial de mais de 35 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio e Orlando Alves.

Suas atividades incluem concertos como solista e camerista. Ingrid Barancoski já atuou com diversas orquestras como a Sinfonia Cultura, a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, a Orquestra da Universidade do Arizona, a Orquestra de Câmera de Curitiba e a Orquestra Sinfônica Nacional. Como camerista já dividiu o palco com renomados músicos como as sopranos Martha Herr e Marília Vargas, a pianista Miriam Grosman, a violinista Constanza Prado e o flautista Vitor Diniz. Suas inúmeras apresentações solo incluem recital na série Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago, EUA), e apresentações em diversos estados e capitais brasileiras, além de concertos no México, Venezuela, Itália e Estados Unidos. Também gravou programas na Rádio MEC do Rio de Janeiro, nas séries Música e músicos do Brasil e Sala de concerto.

Ingrid é Doutora em Música pela Universidade do Arizona (Piano / Teoria da música) e Mestre em Artes pela Eastern Illinois University. No seu Doutorado contou com bolsa da CAPES e durante o seu mestrado atuou como pianista acompanhadora de instrumentistas de corda e sopro como bolsista da universidade. Participou também de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França). É detentora de premiações em concursos nacionais e internacionais, entre os quais The President´s Competition (Universidade do Arizona, EUA) e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália).

Dentre os festivais em que já atuou como docente e/ou concertista estão o Festival Internacional de Música de Campina Grande, o Festival Virtuosi, a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Artes da UFPR, o Festival de Inverno do Rio, o Cello Encounter, o Festival de Música de Câmera de Curitiba e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro e em Cuiabá. Ministra regularmente master classes e palestras em instituições no Brasil e no exterior. Em 2014 realizou master classes e conferências na Escola de Música de Karlsruhe (Alemanha) sobre a música de Almeida Prado. Tem participado de congressos nacionais e internacionais como ANPPOM, Conferência Internacional da College Music Society (Buenos Aires, Argentina), IV Simpósio Internacional de Música Latino-Americana (Universidade do Arizona, EUA) e Music & the Moving Image 2014 (New York University, EUA). É autora de diversos artigos publicados em periódicos especializados. Seus interesses de pesquisa incluem estética da música contemporânea, utilização pedagógica de repertório contemporâneo no ensino de instrumentos, idiomatismo do pianismo contemporâneo, e o uso de técnicas de consciência corporal na performance pianística.

Desde 1998 Ingrid Barancoski é docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Música. Suas áreas de ensino abrangem performance, música de câmera, pedagogia do piano, história da música e literatura pianística. Entre novembro de 2015 e agosto de 2016 realizou estágio de pós-doutorado na University of Southampton, Inglaterra. Seu assunto de pesquisa foi a correspondência entre o compositor Almeida Prado e a professora e maestrina francesa Nadia Boulanger. Ingrid Barancoski também ministrou e realizou palestras, workshops e concertos nesta instituição britânica.